MÉTODO TCH
Criado em 2012, o Método TCH (TREINAMENTO DO CORPO HÍBRIDO) é um treinamento sistematizado entre a teoria e a prática, com foco na expansão e dilatação corporal. Ele propõe um diálogo vivaz entre o corpo e a cena, inscrito num universo poético-pedagógico. Inspirado em técnicas milenares das artes marciais, medicina chinesa e no trânsito entre o animal e o humano, investiga o corpo para além da definição cabeça, tronco e membros. O treinamento criativo modifica o tônus muscular do ator, amplia o vocabulário de movimentos, o ritmo e a maneira de dialogar com o outro na cena.
Este trabalho, parte da sensibilização do ator-performer que é provocado e estimulado no campo da investigação a caminho do híbrido para o alargamento de fronteiras em seu trabalho.
O TCH é dividido em esquemas de ensaio e procedimentos, nos módulos:
-
Aquecimento Básico e Desobstrução Física - Energização - Exaustão - Animalização - Sonorização - Humanização - Verborragia.
O TCH tem dois eixos principais de investigação:
-
A prática da direção: procedimentos, encaminhamentos e estética da escritura cênica;
-
A prática atoral: análise e reflexão acerca da metodologia aplicada, das corporeidades encontradas, do tratamento do material textual, da cena e o diálogo com o espectador.