top of page

APRESENTAÇÃO

Fabiana Monsalú – (DRT 3125) É atriz, diretora, curadora, formadora, fundadora e integrante da CompanhiaDaNãoFicção desde 2007. É Doutoranda em Estudos Artísticos - Teatrais e Performativos na Universidade de Coimbra – Portugal, onde pesquisa o teatro como acontecimento performativo relacional e a tecnologia como possibilidade de imersão na cena expandida; Mestre em Artes Cênicas pala USP; Licenciada em teatro pela UFBA.

 

É criadora do Método TCH no Brasil – sistematizado em seu mestrado, com duas publicações do livro "O Corpo Híbrido do Ator: do treinamento à organicidade para outras possibilidades da cena"(Ed. Giostri/1ª edição 2014 e 2ª edição 2018). Também é autora e organizadora, junto com Tania Alice, do livro “Arte Relacional no Brasil: O que se faz- O que se Come” (Editora Multifoco/2022), e uma das autoras no Livro “Grotowski: Estados Alterados de Consciência” – org. de Joice Aglae (Ed. Giostri).

IMG_0381.jpg

Em 2023, idealizou o 1º Seminário sobre Arte Relacional, Participativa e Performativa do Brasil, realizado na Oficina Cultural Oswald de Andrade; recebeu indicação de melhor espetáculo em espaço alternativo pelo canal de critica do Deus Ateu pelo “FIM DE FESTA: UM MERGULHO PARA REMIXAR A REALIDADE” (durante a temporada no CCSP/2023); realizou a preparação de elenco das peças "LOVE" e "RED LINE", ambas direção de Biagio Pecorelli. Em 2021 recebeu o Prêmio por Trajetória Artística em Direção pela Lei Aldir Blan; em 2014 o Prêmio IBERESCENA de coprodução Internacional com o espetáculo “Ela-Lugar que Chove Dentro” (Brasil, Uruguai e Espanha); em 2007 o Prêmio de Melhor Direção e Melhor Espetáculo com a peça “A Casa de Bernarda Alba” (Prêmio Braskem de Teatro da Bahia).

Integrou o NPT (Núcleo de Pesquisas Teatrais), dirigido por Cibele Forjaz, por sete anos, onde atuou nos espetáculos premiados “Álbum de Família”, Senhora dos Afogados e Galileu Galilei, ao lado de Ranato Borgh, Abraão Faark e Nilda Maria.

 

Atuou e dirigiu mais de 30 espetáculos. Foi uma curadora Festivale; FENATA; Janeiro Brasileiro de Comédia e Mostra Resistências (ambos de São José do Rio Preto). Foi colaboradora do Encuentro CentroAmericano de Teatro em Costa Rica e palestrante convidada do EIRPAC na cidade do Porto em Portugal.

Foi professora no curso de extensão da graduação em licenciatura e bacharelado em teatro da Universidade Estadual de Jequié. Professora e artista convidada do congresso sobre Arquitetura, Urbanismo e Intervenção Urbana da ITEPAC (Universidade de Arquitetura da Cidade de Porto Nacional-Tocantins).

​Foi artista docente convidada e orientadora da SP Escola de Teatro de 2017 à 2019. Foi professora da Pós-Graduação em Arte Educação da FIT (Faculdade de Itapecerica da Serra/SP).

Foi Coordenadora Pedagógica do Programa Educativo do CCBB (Centro Cultural Banco no Brasil) em 2022; Artista Orientadora do Programa de Qualificação em Ates da Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo em 2021; Coordenadora de Equipe e Artista Orientadora do Programa Vocacional de Teatro (Programa de Formação Artística da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo) de 2010 à 2017. 

Pesquisa arte e tecnologia na criação de um teatro performativo e a cena como campo de afecção. Investiga as corporeidades híbridas na formação do artista da cena, o corpo e cidade, antropofagia e o teatro como arte relacional.


Atua nas áreas de Direção; Atuação; Treinamento Atoral e Preparação de Elenco; Teatralidade, Performatividade, Metodologias e Práticas da Educação; Intervenção Urbana.

bottom of page